Um Diário de Informática





Essa primeira postagem, talvez a última, rs, será como um diário, apresentarei minhas primeiras impressões sobre as aulas de Informática e Educação. 

Em primeiro lugar, quero destacar como a disciplina me tirou da zona de conforto, pensava que fazer EAD seria apenas ler o material e fazer as atividades e provas, entretanto, estou criando um blog para a aula. Esse tipo de atividade prática é bem normal pra quem faz o pedagogia presencial na Unirio mas no EAD eu não esperava por isso, verdade sendo dita rs.

Agora vamos falar sobre as aulas:

Falando sobre os letramentos, eu como uma jovem que usa as redes sociais a bastante tempo conheço a linguagem usada, apesar de todo dia aparecer um meme novo, não é difícil aprender e começar a usar, mas os termos técnicos e ainda por cima o termo letramento digital eu aprendi com as aulas e leituras dos textos.

Entretanto, uma coisa que me chamou muito atenção é a interação que as aulas promoveram tanto com os alunos do Polo de Niterói quanto com alunos de outros polos, e ainda a videoconferência que nos aproximou ainda mais, tendo por base o momento em que estamos que o contato físico é quase impossível, o olho no olho em uma aula e importantíssimo. 

Sendo bem sincera a criação desse blog é um desafio, contudo tendo por base a leitura do texto “O Uso de Blogs como Tecnologia Educacional Narrativa para a Forma/Ação”, pude ver como essa ferramenta pode ser usada em uma aula como uma troca entre alunos e professores, e o melhor é a linguagem informal que pode ser usada e a maneira livre de ser expressar. Com certeza seria uma prática que adotaria em minhas futuras aulas ou talvez use esse mesmo blog para futuras postagens pedagógicas.

Todavia, pode ser que essa postagem perdure por anos e será bem emocionante e interessante reler daqui a uns 10 anos, isso é o mais divertido das redes sociais e da Internet, as informações não se perdem frequentemente, elas são renovadas e reinventadas.


Comentários

  1. Olá, Anna
    Achei interessante você ter citado que a realização dessa atividade foi um "desafio" (rs). Também tomei uma pequena surra. Há muito tempo não escrevia em um blog. Mas achei a experiência pertinente, levando-se em consideração a necessidade de diversificarmos as possibilidades de ferramentas em pró de uma educação acessível aos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Partilho da mesma ideia, Anna, quando diz que pensava que não ia escrever um blog, acabamos escrevendo, gostei da experiência.

    ResponderExcluir
  3. Adorei os gifs, Anna kkkkk Após ler o texto, eu também passei a visualizar os blogs como uma ferramenta interessante para analisar nossas futuras práticas. Confesso que achava ele uma plataforma ultrapassada...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você quando diz sobre a linguagem informal entre a troca do professor com os alunos dentro do blog. Também não achei que atualmente iria acessar essa plataforma, mas foi uma experiência boa, e é bom saber que ficará registrado para que possamos ler futuramente.
    Adorei o seu blog e os gifs kkkkkkk o último é perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Anna. Também estou muito animada com nossa Disciplina. Não estamos apenas aprendendo teoria, estamos "botando a não na massa". É um desafio estimulante, certo?! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anna. Também estou muito animada com nossa Disciplina. Não estamos apenas aprendendo teoria, estamos "botando a não na massa". É um desafio estimulante, certo?! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi , Anna. Legal sua combinação de linguagem informal com gifs nesse post, acho que a comunicação nos blogs deve ter essa liberdade mesmo. Quanto ao que você disse sobre renovação e reinvenção, o próprio blog é a prova de que podemos ressignificar ferramentas. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, Anna! Gostei bastante do seu blog. Realmente será muito legal se daqui uns anos retornarmos nesse espaço e relermos o que pensávamos em nossas graduações.

    ResponderExcluir
  9. Oi Anna, também estou animada com a disciplina. Embora a maioria de nós já tenha, ao menos ouvido sobre todas essas "linguagens digitais", aprender praticando é bastante enriquecedor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog